Em Itaperuna, RJ, a secretária Municipal de Saúde Adriana Levone participou da reunião sobre o “Projeto Saúde com Agente”, realizada no auditório do Colégio Estadual 10 de Maio.

O projeto é uma parceria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com Ministério da Saúde e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), para oferecer curso técnico em “Agente Comunitário de Saúde”, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS); e Curso Técnico em “Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias”, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

A secretária Adriana Levone explicou o motivo da reunião. “A reunião foi com os profissionais inscritos nos cursos, quando mostramos como será a dinâmica do projeto, os detalhes dos cursos e sobre o funcionamento do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). É importante que todos estudem com afinco e aproveitem essa oportunidade para se qualificarem. Além disso, ao final do curso vão obter a certificação por uma instituição de qualidade”, reforça a secretária.

Os alunos terão preceptores para auxiliá-los e os cursos serão na modalidade EAD, com duração mínima de 10 meses, realizados na plataforma AVA. A secretária ainda abordou questões referentes ao pagamento do piso salarial das categorias ACS e ACE.

Também participaram da reunião a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), Elisabete Teixeira da Silva; Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS (Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde); e demais profissionais.

SOBRE O PROGRAMA

Segundo informações do site do Ministério da Saúde, o programa foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil. A formação tem carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar as pessoas, que necessitam de atendimento.

Fonte: Decom Itaperuna.

Deixe uma resposta