Com o objetivo de debater sobre o tema “Violência contra a mulher” nos espaços do SUAS, SUS e Educação, A Secretaria de Promoção Social, Ação Comunitária e Habitação através da equipe do CREAS, promoveu uma agenda de rodas de conversa dentro da programação do Agosto Lilás.

As ações de orientação e conscientização aconteceram em instituições sociais, educacionais e de saúde do município: Cozinha Comunitária, dia 09/08/2022; UBS Santo Antônio, dia 16/08; Policlínica Municipal, dia 17/08; Lions, dia 24/08;  Colégio Estadual José de Lannes Dantas Brandão, dia 25/08/2022; Instituto de Educação, dia 26/08; e na sede do CREAS, no dia 31/08.

Os trabalhos foram organizados pela assistente social, Hellen Moreno, pela psicóloga Marcella Figueiredo, pela coordenadora do CREAS, Caroline Baião, e pelo coordenador da Proteção Social Especial, Diogo Cruz. Durante as palestras, dinâmicas e bate-papos, foram abordados conteúdos referentes ao tema: Como identificar quando é praticada a violência contra a mulher, quais os tipos de violência, como funciona a Rede de Proteção, história da Maria da Penha; e sobre a legislação de proteção às mulheres.

Segundo o coordenador Diogo Cruz, também foi explicado aos participantes o importante papel do CREAS nesta Rede de Atendimento, e como as vítimas e familiares  podem acessá-lo em caso de violência. “O principal papel do CREAS neste contexto é o de orientação e acompanhamento, dando suporte e apoio às vítimas neste difícil momento”, explica o coordenador.

Fonte: Ascom PMP.

Deixe uma resposta