A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana assinou nessa terça-feira (27/09) um Termo de Responsabilidade e Compromisso com o Centro de Ensino Projeto Militar. O objetivo é atender jovens com interesse em desenvolver habilidades educacionais e dar treinamento para carreiras militares e para o mercado de trabalho.

O termo foi firmado entre o prefeito Paulo Sergio Cyrillo e o professor de Educação Profissional Luis Martins Cláudio. A prefeitura se compromete a ceder espaço para a realização das aulas e os treinamentos e o Centro de Ensino ministrará o conhecimento por meio de seus coordenadores e professores.

“É uma proposta inovadora, com custo baixo e 25% das vagas são preenchidas para jovens de famílias cadastradas nos projetos sociais do governo”, explica o professor Luis. Segundo ele, a parceria estimula e promove o desenvolvimento humano, social e profissional de jovens e adultos e tem objetivo principal de contribuir com o fortalecimento da Educação no município.

O Centro de Ensino e Educação Profissional Projeto Militar, por meio de suas atribuições legais, conforme a Lei Federal 9.394/1996 e o Decreto N° 5.154 (23/07/2004), desenvolverá e colocará à disposição da comunidade estudantil do município, diversos cursos livres de capacitação profissional e o ensino preparatório militar destinados aos exames de seleção e admissão (concursos públicos), promovidos pelas diversas escolas militares do país.

Os cursos livres de capacitação e aperfeiçoamento profissional, serão destinados aos cidadãos que buscam se preparar e qualificar-se para o mercado de trabalho para a conquista do primeiro emprego. Já o ensino preparatório militar será destinado aos candidatos vocacionados à carreira militar, que buscarão condições de igualdade intelectual e psicoemocional equivalente aos demais candidatos participantes.

Buscando contribuir com o município, trazer oportunidades e inclusão social aos menos favorecidos economicamente, 25% das vagas serão ofertadas na modalidade de Bolsas de Estudos, totalmente gratuitas, para estudantes em situação de pobreza extrema e/ou em estado de vulnerabilidade social, devidamente cadastrados nos programas sociais do governo federal e que se encontram matriculados na rede pública de ensino, cumprindo assim o trabalho de responsabilidade social desenvolvido pelo Centro de Ensino Projeto Militar.

Fonte: Decom PMBJI.

Deixe uma resposta