No início era nomeada como São Mateus, como referência ao imóvel de onde se originou a cidade. Depois o lugar foi eleito como Faria Lemos, em homenagem ao Presidente da Província de Minas Gerais, Francisco de Faria Lemos.  Nesta segunda-feira (12), o município comemora 69 anos de emancipação política.

A lei n° 1039, ocorreu pela ação de uma comissão composta pelos senhores Jarbas Franco, João Rodrigues, João Carlos de Souza e Lindolfo Drumond que alcançaram seus objetivos em 12 de dezembro de 1953, elevou o então distrito de Carangola a classe de município de Faria Lemos.

Uma cidade com terreno favorável para a agricultura, investiu na produção do arroz, milho, feijão e café, sendo um dos fatores de fixação do homem na região. Hoje com mais de 3 mil habitantes o município tem a agropecuária como sua principal atividade econômica, com destaque para a produção leiteira.

“A emancipação foi um marco importante que resultou em credibilidade para o nosso município. Deu cidadania e dignidade para os faria-lemenses, com maior chance e destaque para o desenvolvimento econômico e social. São 69 anos de muita luta e história.”, destacou Maria de Fátima.

Por Gabriel Lopes.

Deixe uma resposta