A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) realiza uma série de ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika; em bairros e distritos do município.
Na última segunda-feira, 16, as equipes realizaram ações no Centro e no Bairro Vinhosa, com visitas domiciliares, inspecionando imóveis e quintais; além de realizarem telamento (cobertura de caixas d´água). O mesmo tipo de trabalho também vem sendo realizado em outros pontos da cidade.
Vale reforçar que, assim que as equipes detectam focos de mosquitos em determinadas áreas, geralmente em terrenos baldios e casas abandonadas; elas realizam uma verificação completa no local, identificando o trabalho de eliminação de focos de água parada, que podem servir de criadouros para a proliferação das larvas da fêmea.
De acordo com Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, o trabalho de combate e prevenção é diário.
“Nossas equipes estão em campo todos dias, vistoriando quintais, residências, terrenos baldios e outros pontos. É um trabalho árduo e que precisa do apoio de toda a sociedade. Se cada um fizer a sua parte estará ajudando consideravelmente nessa guerra contra o mosquito”, reforça Adriano.
Com o intuito de conscientizar e prevenir os moradores das localidades, a equipe de Educação e Saúde também realiza ações divulgando os cuidados necessários que cada um precisa ter, com mensagens educativas, fazendo a distribuição de folders e panfletos.
VEJA COMO AJUDAR NO COMBATE AO MOSQUITO!
Vale lembrar que a forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Sendo assim, seguem algumas ações que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana:
Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.
FALE COM A CVAS!
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.
Fonte: Decom.