Na quarta-feira (18), o jornalista Wesley Machado, neto de Fernando Machado; e a jornalista Ludmila Azevedo, filha de Delso Gomes, iniciaram o Projeto “Legado de Lutas”.
O projeto, de preservação da memória dos dois sindicalistas, inclui a produção do documentário “Delso Presente” e da biografia conjunta e exposição “Legado de Lutas”, sobre Delso e Fernando, que foram presos políticos na ditadura militar do Brasil (1964-1989).
Em 2017, Wesley lançou o documentário “Bifon Vive”, disponível no YouTube (aqui), em homenagem ao avô dele, que completaria 80 anos naquele ano se estivesse vivo. Fernando, conhecido como “Bifon”, faleceu em 2014. Delso Gomes faleceu em 2022 aos 96 anos.
Os jornalistas começaram a organizar, a princípio, fotos e objetos do avô e do pai, respectivamente. Eles solicitam às pessoas que tenham histórias, fotos e/ou objetos relacionados a Fernando Machado e/ou Delso Gomes, para que entrem em contato por legadodelutas@gmail.com. O Projeto “Legado de Lutas” tem um site experimental (legadodelutas.wordpress.com) e também um Instagram (@legadodelutas).
Fonte: Portal da Cidade