A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida por Rodrigo Bacellar, primeiro campista a assumir o cargo, abriu nesta terça-feira (07) os trabalhos da 13ª legislatura. Inaugurando o ano legislativo de 2023, a mesa foi ocupada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Ricardo Cardoso, Procurador Geral de Justiça do Estado, Luciano Matos, pelo atual Procurador Geral da Alerj, o também campista Robson Maciel Júnior, ex-procurador da Câmara de Vereadores de Campos e pelo vice-governador Thiago Pampolha, representando o governador Cláudio Castro.

Abrindo as falas, Thiago Pampolha registrou a emoção de estar, agora como vice-governador, na Casa onde esteve como o parlamentar mais jovem do estado, em 2010. Ele desejou sorte aos deputados e deputadas e pregou o discurso de união pelo Estado.

“O momento é trabalhar em sintonia para o melhor do Estado do Rio de Janeiro. Depois de atravessar um período turbulento, hoje o Estado do Rio de Janeiro vive um novo momento de crescimento econômico e de credibilidade. Isso só foi possível pela união de forças entre os poderes e a sociedade civil. Todos, apesar das diferenças, deixaram as divergências de lado por um único objetivo, avançar em políticas públicas para a sociedade. E avançamos. Hoje a economia do Rio de Janeiro é a segunda mais dinâmica do Brasil. O estado fechou o ano de 2022 com mais de 194 mil empregos formais criados. O resultado coloca o estado na segunda posição no ranking nacional”, enfatizou.

O presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Cardoso falou da alegria em poder participar da primeira sessão, em retribuição à cortesia feita pelos deputados, inclusive o presidente da Casa, em participar de sua posse no TJRJ, na última sexta-feira (03).

“Saibam que esse é meu primeiro compromisso oficial. Poder retribuir o carinho a vocês que estiveram na minha posse, na primeira sessão, em que o presidente abre os trabalhos do ano legislativo é muito importante para a relação entre os poderes. Essa alegria não decorre só deste fato, mas porque hoje também notei que nasce uma amizade entre nós [ele e Bacellar]. Não nos conhecíamos e já percebi que vamos nos dar muito bem. Temos pontos, ideias e ideais comuns e pensamos muito próximos em alguns aspectos. Nós percebemos quando a afinidade surge e ter essa proximidade com o presidente da Assembleia e com os senhores [demais parlamentares] é muito importante para a relação entre os poderes”, disse, ressaltando que os deputados fizeram uma boa escolha e que Rodrigo saberá conduzir os trabalhos para a união do poder legislativo do Estado.

O Procurador Geral de Justiça, Luciano Matos também falou da importância do bom relacionamento entre a Alerj e o Ministério Público do Rio de Janeiro.

“Minha fala, em relação ao Ministério Público, é de reafirmar o nosso compromisso do diálogo e de estreitar as relações do MP com o parlamento. Essa Casa é fundamental para a nossa população, o trabalho do MPRJ também é extremamente relevante, nossas pautas e agendas são comuns e, efetivamente, o MP tem que estar de portas abertas para esse diálogo institucional tão relevante e tão produtivo para a nossa população”, sintetizou.

Deixe uma resposta