Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do Conselho Municipal de Saúde realizou no auditório da UNIG, na última terça-feira, 21 de março, a 9ª Conferência Municipal de Saúde.

Na oportunidade, o secretário Municipal de Saúde Marcelo Poeys participou da abertura oficial do evento, que contou com a presença do vice-prefeito Emanuel Medeiros (Nel), representando o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão.

“Hoje é um dia muito importante, nesta fase municipal da Conferência. Nossos usuários precisam de atenção e acolhimento e estamos trabalhando para prestar um serviço melhor para os munícipes. Todos nós devemos trabalhar para garantir os direitos de todos os cidadãos e neste evento, precisamos compartilhar opiniões e sugestões durante os quatro eixos temáticos, visando proporcionar uma gestão igualitária. Que este dia seja produtivo e haja importantes contribuições para a nossa Saúde”, comenta o secretário Marcelo Poeys.

Já o vice-prefeito Nel destacou o momento político da região Noroeste Fluminense, com dois representantes nos governos Estadual e Federal.

“Deixo um abraço do prefeito Alfredão, que está cumprindo outros compromissos de agenda. Também gostaria de parabenizar o secretário Marcelo Poeys pelo excelente trabalho, que vem dando sequência ao trabalho da Adriana Levone. É importante destacar que o deputado Estadual Jair Bittencourt e o deputado Federal Murillo Gouvêa vem trabalhando pela nossa cidade e região. E, certamente, também teremos conquistas na área da Saúde”, comenta o vice-prefeito.   

A 9ª Conferência Municipal de Saúde teve como lema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. O evento oportunizou espaços de diálogo entre governo e sociedade, para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Um espaço democrático de debates coletivos, visando a discussão de propostas de organização municipal, onde governo e sociedade civil organizada debateram e decidiram as prioridades nas Políticas Públicas de Saúde, para os próximos anos.

Além disso, buscou aliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, bem como os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

As deliberações aprovadas serão encaminhadas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, podendo ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Também participaram do evento Carlos Eduardo dos Santos, articulador do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro; Alideide de Oliveira Secunho, secretário Municipal de Governo; os vereadores Glauber Pessoa Bastos e Sinei dos Santos Menezes (Torresmo); representantes do Conselho Municipal de Saúde; profissionais da Secretaria Municipal de Saúde; demais autoridades e participantes.

IMPORTÂNCIA DAS CONFERÊNCIAS DE SAÚDE

Estas conferências são importantes espaços de participação popular e, a cada quatro anos, como previsto na Constituição, o Conselho Nacional de Saúde organiza junto ao Ministério da Saúde, a Conferência Nacional de Saúde, que contempla as etapas municipais, estaduais, além da etapa nacional. Esse é o momento de avaliar a situação de saúde do povo brasileiro, elaborando propostas que atendam às necessidades de saúde da população em consonância com os princípios do SUS. 

17ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

É importante lembrar que a 17ª Conferência Nacional de Saúde conta com três etapas:

– Etapa Municipal: de novembro de 2022 a março de 2023;

– Etapa Estadual e do Distrito Federal: de abril a maio de 2023;

– Etapa Nacional: 02 a 05 de julho de 2023.

Ainda vale destacar que as atividades preparatórias compreendem o período de outubro de 2021 a maio de 2023; e as conferências livres de novembro de 2022 a maio de 2023.

Fonte: Decom

Deixe uma resposta