Um filhote da espécie de gato selvagem chamada gato-maracajá foi capturado na manhã desta segunda-feira (1°) em Bom Jesus do Itabapoana.
O animal, que está ameaçado de extinção, foi resgatado na localidade de Serrinha pelo Corpo de Bombeiros no domingo e foi solto pela secretaria municipal de Meio Ambiente Agricultura e Recursos Hídricos, mas apareceu novamente.
De acordo com o secretário municipal Meio Ambiente, Maurício Zanon, o filhote apareceu dentro de uma granja.
“Por ser um animal bem jovem, ele, provavelmente, está se desgarrando já que essa espécie vive individualmente, sozinha. Foi feita a soltura no local onde a mãe foi vista, mas hoje ele acabou voltando para onde se sentiu bem. Parabenizo o produtor pela iniciativa de comunicar a Secretaria. Por terem outros animais na granja não podemos deixá-lo lá, até mesmo por risco com os outros animais e também por ele não poder ficar sem reabilitação”, disse Zanon.
O filhote já passou por avaliação do veterinário de Vigilância Ambiental.
“Amanhã cedo faremos o transporte do filhote capturado pro Centro de Resgate de Animais Silvestres, o CRAS, que fica em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Lá ele passará pela reabilitação e pelo processo de introdução na mata, enfim todos os procedimentos necessários. Contamos com o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Ambiental”, explicou o secretário.
Esse ano é o primeiro caso de resgate na cidade de animal silvestre felino em risco de extinção como esse gato-do-mato considerada uma espécie rara. Em Bom Jesus, já teve esse ano capturas domiciliares de gambá e cobra.
Fonte: G1