Nesta sexta-feira (26), o município de Itaperuna promoveu uma iniciativa abrangente em prol da segurança no trânsito e da saúde da população. A campanha Maio Amarelo, que visa reduzir acidentes de trânsito e incentivar comportamentos mais seguros, foi realizada em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT).

A ação conjunta entre os setores demonstra a importância de unir esforços para buscar melhorias na comunidade, refletindo a filosofia de trabalho adotada pelo prefeito Alfredão e pelo vice-prefeito Nel. Através dessa união, a meta é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de prevenção e mostrar que é possível reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito.

Dentre os programas envolvidos estão o Programa Municipal de Saúde do Trabalhador, Departamento de Transporte da Saúde, Atenção Primária, Atenção Especializada (Centro de Saúde Dr. Raul Travassos), Vigilância Ambiental, Centro de Especialidades Odontológicas, Programa de Saúde Mental, Vigilância Nutricional e Alimentar. Essas iniciativas oferecem uma ampla gama de serviços para toda a população.

Nas barracas montadas para a campanha, os moradores puderam ter acesso a diversos serviços de saúde. Entre eles, destacam-se orientações sobre saúde masculina e feminina, controle do tabagismo, aferição de pressão arterial, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), medição de glicemia, vacinação contra a COVID-19 e influenza, entrega de pedidos de PSA dentro da faixa etária recomendada, exame de hemoglobina glicada, orientações sobre escovação e higiene bucal, prevenção do câncer de boca, avaliação antropométrica e nutricional, além de informações sobre o combate à dengue.

Além dos serviços de saúde, o Coordenador Municipal do Departamento de Transporte (DEMUT), David Cunha, ministrou orientações sobre prevenção de acidentes no trânsito. Com ênfase especial nos motociclistas, motoboys, crianças e adolescentes, a campanha buscou educar e conscientizar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros no tráfego diário.

A realização dessa campanha é fundamental para mostrar que a prevenção é possível e que, por meio da conscientização popular, é possível reduzir os riscos e salvar vidas. A iniciativa reforça o compromisso do município em proporcionar melhorias para a comunidade, atuando de forma integrada e engajada na promoção da segurança viária e do bem-estar de seus cidadãos.

Com a união entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Departamento Municipal de Trânsito, a campanha Maio Amarelo em Itaperuna demonstra que o trabalho conjunto e o envolvimento de diferentes setores da administração municipal são essenciais para o sucesso de ações voltadas ao interesse coletivo. A sinergia entre essas entidades reflete o compromisso comum de promover uma cidade mais segura e saudável.

Durante a campanha, a participação da população foi significativa, com muitos moradores aproveitando a oportunidade para receber atendimentos e informações importantes para sua saúde e bem-estar. Os serviços oferecidos nas barracas abrangeram uma ampla variedade de necessidades, desde orientações sobre saúde específicas para homens e mulheres até testes e exames preventivos.

Por Gabriel Clalp

Deixe uma resposta