A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde se destaca no interior do Estado do Rio de Janeiro com o ‘Programa Equoterapia Pedra Preta’, que vem se tornando referência pela excelência dos serviços prestados.

As atividades envolvem terapia, fonoaudiologia e psicologia, utilizando o cavalo que promove um movimento tridimensional, continuando com a linguagem expressiva e oral, motricidade orofacial, equilíbrio corporal e vestibular, marcha, dentre outros benefícios.

A Equoterapia é um método terapêutico, utilizando o cavalo em uma abordagem interdisciplinar, trabalhando as áreas de saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Dentre os benefícios desta prática, observa-se que com o cavalo em movimento, o praticante começa a perceber em seus músculos, os mesmos estímulos que usaria para andar.

EQUIPE QUALIFICADA

Com uma equipe dedicada e qualificada, os integrantes estão sempre em busca de novos conhecimentos. Entre os membros da equipe, Tiago Lima da Silva participou do 56º Curso de Equitação para Equoterapia, realizado pela ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia), com duração de 84 horas.

Entre os objetivos do curso, capacitar os profissionais da área de equitação clássica ou rural a atuar em equipes interdisciplinares de Centros de Equoterapia, proporcionando conhecimentos básicos de equitação e equoterapia.

Marcela Borges Ferreira Lima, coordenadora do ‘Programa Equoterapia Pedra Preta’, também trabalha constantemente visando o aprimoramento profissional, já tendo participado inclusive, do 5º Curso de Equoterapia na Escola de Equitação do Exército, oferecido pela ANDE-BRASIL.

A equipe do “Programa Equoterapia Pedra Preta” pode ser contatada pelo WhatsApp (22) 99203-5405, para atendimento e outras informações.

O Programa é realizado no Sítio Experimental Vicente Sinval (Mata do Vicente), localizado a 1 km, após o CIEP do São Matheus.

Acompanhe as notícias sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

FONTE: DECOM – Itaperuna

Deixe uma resposta