A Justiça eleitoral realizou, na tarde desta quinta-feira (4), a retotalização de votos das eleições 2020 de Campos para vereador. Seis novos nomes assumem cadeiras na Câmara Municipal, a partir desta definição. São eles: André Oliveira, Alvaro Cesar, Beto Abençoado, Fabinho Almeida, Jorginho Virgílio e Tony Siqueira.

O procedimento acontece duas semanas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o mandato de seis vereadores, acolhendo denúncia de fraude ligada à cota de gênero em seus partidos.

Perderam os mandatos Maicon Cruz, Pastor Marcos Elias, Marcione da Farmácia, Rogério Matoso, Bruno Vianna e Nildo Cardoso.

O J3News conversou com alguns vereadores que vão assumir as cadeiras na Câmara Municipal. Beto abençoado informou que está feliz com o resultado do processo. “Já esperávamos. É ano eleitoral, bem movimentado. Quero trabalhar muito. Temos muito o que fazer, a cidade está numa crescente muito grande. Há uma demanda grande por parte dos vereadores para estarem fiscalizando. Essa vai ser a nossa meta agora”, disse ele.

Jorginho Virgílio disse que o sentimento é de alegria, mas também há motivos para questionar. “Com a retotalização dos votos, nós estamos entrando como eleito. É um momento feliz, mas também importante para refletir sobre algumas questões. Por exemplo, por que a Justiça Eleitoral demorou tanto tempo para apreciar e bater o martelo do processo, onde fraude foi evidente? Eu vou dar continuidade ao trabalho que eu fiz durante a última legislatura. Vou trabalhar na oposição, mas o que governo precisar de mim, se for bom para a população, terá o meu voto”, afirmou.

Tony Siqueira destacou que está com boas expectativas para esse novo desafio. “Temos bons projetos para ajudar a população. Sou servidor público estadual, então, serei mais uma força para brigar pelo servidor. Já atuei na saúde, é uma área que tem muita deficiência. Por mais que tenha tido avanço, há muito o que fazer. Estou aqui para somar”, enfatizou ele.

Relembre o caso

A ministra Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisões monocráticas em duas ações judiciais, na quarta-feira, 20 de março, acolheu recursos que abordavam uma fraude ligada à cota de gênero nas eleições municipais de 2020 em Campos (leia aqui). Como resultado, os mandatos dos vereadores Maicon Cruz, Pastor Marcos Elias, Marcione da Farmácia, Rogério Matoso, Bruno Vianna e Nildo Cardoso foram cassados. Na época dos fatos, esses parlamentares estavam filiados aos partidos PSC, DEM e PSL, que posteriormente alteraram suas denominações.

A discussão sobre a cassação dos vereadores dizem respeito a falta de cumprimento pelo partido da lei que institui um número mínimo de candidatas mulheres nos processos eleitorais em todas as esferas.

Na ação proposta pelo suplente Jorginho Virgílio, a ministra decretou a nulidade dos votos recebidos pelo Partido Social Cristão (PSC), pelo Democratas (DEM) e pelo Partido Social Liberal (PSL). Na ação proposta por André Oliveira, a decisão julgou procedente o reconhecimento de fraude a cota de gênero no Partido Social Liberal (PSL).

FONTE: J3 NEWS

Deixe uma resposta