A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) está na linha de frente no combate ao mosquito Aedes aegypti.

As equipes da Secretaria não apenas eliminam criadouros do mosquito nos bairros e distritos, mas também levam o conhecimento necessário para que cada cidadão se torne um soldado nessa guerra. Cada morador, cada cidadão, tem um papel crucial a desempenhar nessa luta. É preciso estar atento aos focos de água parada em casa, eliminar recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito e manter caixas d’água bem vedadas.

É uma guerra que requer a união de todos, uma aliança entre a administração municipal e a população para proteger a cidade e nossas famílias dos males causados por esse pequeno inimigo. Portanto, vamos todos juntos lutar nessa batalha, com determinação e coragem, a fim de eliminar o mosquito.

AJUDE A ELIMINAR O AEDES AEGYPTI
ELIMINE LOCAIS DE ACÚMULO DE ÁGUA – Verifique sua casa regularmente em busca de recipientes que possam acumular água, como vasos de plantas, pneus velhos, garrafas vazias e recipientes plásticos. Certifique-se de virá-los, esvaziá-los ou descartá-los adequadamente.

MANTENHA CAIXAS D’ÁGUA VEDADAS – Verifique se as caixas d’água estão devidamente vedadas para evitar a entrada de mosquitos. Pequenas aberturas podem ser facilmente exploradas pelo Aedes aegypti para depositar seus ovos.

LIMPE CALHAS E CANALETAS – Limpe regularmente as calhas e canaletas para evitar o acúmulo de folhas e detritos, que podem se transformar em criadouros para o mosquito.

USE TELAS E REPELENTES – Instale telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos dentro de casa. Além disso, utilize repelentes corporais para proteger-se contra picadas ao ar livre.

CUIDE DO SEU JARDIM – Mantenha seu jardim limpo e bem cuidado, eliminando poças de água e evitando o acúmulo de folhas e plantas em decomposição, que podem atrair mosquitos.

INFORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO – Converse com sua família, vizinhos e amigos sobre a importância de combater o mosquito. Compartilhe informações sobre como identificar e eliminar possíveis criadouros.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.

Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

Fonte: DECOM – Itaperuna

Deixe uma resposta