Detentos da Penitenciária I de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, fizeram um motim e iniciaram um incêndio dentro da unidade neste sábado (20).
O motim começou por volta de 10h30. Imagens do GloboCop registraram detentos colocando fogo em lençóis e colchões no pátio da penitenciária.
Três detentos ficaram feridos e foram encaminhados a um hospital próximo, segundo nota da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Já quatro presos inalaram fumaça e foram atendidos na enfermaria localizada dentro da unidade prisional.
Em nota, a pasta explicou que a situação ocorreu em dois pavilhões e está totalmente controlada. “As visitas estão suspensas neste domingo (21). A motivação do motim será investigada pela SAP e devidamente informada. Uma apuração disciplinar foi aberta e todos os responsáveis irão responder criminalmente”, comunicou.
Segundo informações do site da SAP, a penitenciária de Franco da Rocha tem capacidade para 914 detentos, mas possui 1.926 presos em regime fechado, ou seja, mais que o dobro da capacidade. O local também tem capacidade para 108 detentos em regime semi aberto, mas recebe 265 presos.
Fonte: G1