Após uma sequência de dias muito quentes e secos, Sul e Sudeste devem ter um leve refresco nesta sexta-feira (6). Apesar da queda das temperaturas, o alívio deve durar muito pouco. Já no sábado os termômetros voltam a subir.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que a passagem de uma frente fria no Sul é o que deve amenizar as temperaturas momentaneamente.
Os efeitos dessa massa de ar mais fria devem ser sentidos também no Sudeste, mas o forte bloqueio atmosférico vai impedir com que ela avance para as demais regiões do país.
🔄Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que se estabelecem em níveis médios da atmosfera e intensificam a circulação do ar de cima para baixo. Esses fenômenos favorecem o aumento das temperaturas e impedem a formação de grandes nuvens de chuva. Além disso, dificultam o avanço de frentes frias pelo interior do país.
“Nesta sexta, como a frente vai estar passando pelo Sudeste, deve trazer mais nebulosidade, um ar mais frio e até um pouquinho de chuva em alguns locais isolados”, comenta Luengo.
É também por causa do bloqueio que o refresco deve durar pouco e o padrão de temperaturas acima da média logo vai se reestabelecer.
Luengo lembra que já a partir de sábado (7) os termômetros voltam a registrar marcas acima dos 30°C em boa parte do país. (veja abaixo como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias)
“A partir de sábado aquela onda de calor volta e, na próxima semana, o fenômeno deve se intensificar ainda mais”, prevê Luengo.
Temperaturas mais amenas
Com a passagem da frente fria, as temperaturas devem ficar mais amenas, principalmente no Sul e no Sudeste.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), boa parte do Paraná e de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul do Mato Grosso do Sul devem ter até 5ºC declínio nas temperaturas.
⚠️Mas, como as máximas estavam muito elevadas nesses locais nos últimos dias, apenas alguns locais devem ter frio.
Regiões no sul do Rio Grande do Sul e divisão com Santa Catarina tem chance de geada. As temperaturas mínimas podem atingir os 3ºC nesses locais, com risco leve de perda de plantações.
Em Porto Alegre, a máxima deve ser de 21ºC nesta sexta. Em Curitiba e em Florianópolis, os termômetros não devem passar dos 20ºC.
No Sudeste, as máximas devem ser um pouco mais elevadas. Em São Paulo, a expectativa é de 23ºC e, no Rio de Janeiro, 23ºC.
Baixa umidade
Apesar das temperaturas ficarem mais amenas, a frente fria não deve trazer quantidades significativas de chuva. Com isso, os níveis de umidade relativa do ar devem seguir preocupantes.
De acordo com o Inmet, toda a região central do país deve seguir com baixa umidade nesta sexta. A situação deve ser mais crítica no norte de São Paulo, boa parte de Minas Gerais, norte do Matro Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, sul dos estados do Norte e oeste dos estados do Nordeste.
Nesses locais, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, níveis que podem causas desconfortos respiratórios.
🥵As principais recomendações nesse cenário, para evitar problemas de saúde, são:
- Beber bastante líquido;
- Evitar desgaste físico nas horas mais secas;
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.