A primavera de 2024 começa astronomicamente às 9:44 do dia 22 de setembro. É uma estação de transição do período seco, que é o inverno, para o período úmido, o verão. Para a maioria dos estados brasileiros, a primavera significa dias de calor e aumento gradual da frequência de eventos de chuva.

As pancadas de chuva à tarde e à noite vão ficando cada vez mais frequentes e generalizadas a medida que a atmosfera vai ganhando umidade e a circulação de vento sobre a América do Sul distribui esse ar úmido pelo Brasil. A passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste é comum e alguns sistemas ainda podem ter intensidade moderada a forte, causando um resfriamento bastante acentuado, porém em geral por poucos dias.

Previsão para a estação das flores
Segundo análises de Vinícius Lucyrio, que é meteorologista da equipe de previsão climática da Climatempo, sob a influência do fenômeno La Niña, frentes frias serão mais frequentes, algumas continentais, muitas marítimas – a partir de dezembro, podem ficar estacionárias na altura do RJ, favorecendo a formação de grandes corredores de umidade. Também haverá maiores variações térmicas no RJ.

Ondas de calor poderão acontecer nesta Primavera tão ou mais intensas e prolongadas que 2023. Entretanto, com mais frentes frias passando, aumenta a chance de termos frio tardio na primavera, especialmente entre outubro e novembro. Há possibilidade de períodos amenos/frios no RJ. Já o retorno das pancadas de chuva frequentes e generalizadas deve ocorrer a partir do início de novembro no sul do RJ.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here