Depois de uma sequência de dias de muito calor, o Centro-Oeste e o Sudeste têm risco de temporais ao longo de todo o fim de semana. A previsão indica que sábado (30) e domingo (1) devem ser de chuva forte em quase todos os estados dessas regiões.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que o avanço de uma frente fria entre as duas regiões nos próximos dias é o que vai causar as tempestades.
“Esse sistema vai canalizar a umidade da Amazônia, e vai se combinar com um cavado e com uma condição de muito calor”, analisa Luengo.
⛈️São Paulo, Rio de Janeiro, Minais Gerais e todo o Centro-Oeste devem ter temporais nos dois dias do fim de semana. A condição de instabilidade também vai avançar para parte do Norte do país, pegando Rondônia, Tocantins e parte do Amazonas.
O meteorologista também destaca que, a partir de agora, as frentes frias não trazem mais um ar tão frio na retaguarda e, sim, bem mais chuva. Com isso, as temperaturas devem cair, mas continua quente. (veja mais detalhes abaixo)
“A gente está voltando um pouco para aquele padrão de verão, calor e temporais, principalmente à tarde. A temperatura cai um pouquinho, mas o tempo continua abafado, com chuva”, lembra.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), toda a faixa que se estende do Amazonas até o norte do Rio Grande do Sul deve ter chuva nos próximos dias.
🟡Em boa parte dessas regiões, o volume pode chegar a 50 milímetros por dia, com ventos intensos de até 60 km/h.
Com relação às demais regiões do país, os meteorologistas destacam:
- No Sul, a previsão é de temporais mais ao norte do Rio Grande do Sul, principalmente no domingo (1). Em Santa Catarina e no Paraná, a chuva pode ser for, mas não estão previstos temporais.
- No Nordeste, o sol deve predominar, com tempo firme em boa parte da região durante todo o fim de semana.
- No Norte, a expectativa é de chuva forte, mas os temporais devem ser mais isolados, principalmente em Tocantins, Rondônia, sul do Amazonas e Acre.
2024 está prestes a ser o primeiro ano a superar o limite histórico de 1,5ºC de aquecimento
Leve queda nas temperaturas
Com o avanço da frente fria e a expectativa de fortes chuvas, as temperaturas que se mantiveram altas nos últimos dias devem cair um pouco.
O Rio de Janeiro, por exemplo, que registrou a maior temperatura do ano nesta quinta, com 43,2°C, deve ter máxima na casa dos 32°C no sábado e dos 28°C no domingo.
Em São Paulo, onde os termômetros chegaram a marcar 34°C, as marcas não devem passar dos 26°C no fim de semana.
Já em Belo Horizonte, que chegou a registrar 33°C, as máximas devem ficar em torno dos 30°C.
Dezembro quente e chuvoso
A previsão para o início de dezembro indica a tendência prevista para o último mês do ano: dias quentes e chuvosos.
Segundo o Inmet, a expectativa é que dezembro tenha chuvas acima da média em grande parte do Norte, nordeste do Mato Grosso, São Paulo, sul de Minas Gerais e oeste do Piauí.
De acordo com a Climatempo, ao menos quatro ou cinco frentes frias devem passar pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro ao longo do mês – o que deve favorecer a ocorrência de pelo menos dois corredores de umidade na região.
Já a região deve deve registrar chuva abaixo da média, com exceção de áreas localizadas no leste de Santa Catarina e norte do Paraná.
Dezembro deve ter chuvas acima ou dentro da média em boa parte do país. — Foto: Inmet
Apesar da chuva prevista, as temperaturas devem ficar acima da média para o mês em grande parte do país.
“Há possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente no Norte do país, onde as temperaturas médias do ar podem ultrapassar os 28°C”, analisa o Inmet.
Fonte: G1