A Atenção Primária à Saúde (APS) é a ordenadora das ações e serviços na área de Saúde, ou seja, é a porta de entrada principal do usuário ao SUS.  A APS é geralmente o primeiro ponto de contato, oferecendo atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, que pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida.

Na sua essência, a APS cuida das pessoas e não apenas trata doenças ou condições específicas. Esse setor oferta atenção integral o mais próximo possível do ambiente cotidiano dos indivíduos, famílias e comunidades. Isso inclui um espectro de serviços que vão desde a promoção da saúde, como por exemplo, orientações para uma melhor alimentação; e prevenção, como vacinação e planejamento familiar; até o tratamento de doenças agudas e infecciosas, o controle de doenças crônicas, cuidados paliativos e reabilitação.

Elisabete Teixeira da Silva, coordenadora da APS, explicou o que significa na prática este aumento percentual de 62% para 75%.

“Isso significa maior cobertura de pessoas dentro de um território. Há ainda muitas áreas onde as equipes de saúde da família não chegaram, chamadas de áreas descobertas. Nosso principal objetivo é cadastrar 100% da população e alcançar todos que necessitam. Pretendemos chegar em bairros como a Cidade Nova, Lions, Vinhosa e Centro”, complementa a coordenadora.

A secretária Municipal de Saúde Adriana Levone relembrou um dos objetivos do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão.

“Um dos objetivos do prefeito Alfredão é levar as equipes de Saúde para todos que precisam. Para isso, estamos trabalhando, sonhando em expandir cada vez mais as áreas onde ainda não temos Unidade de Saúde da Família (USF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS). Nosso desejo é buscar possibilidades para ampliar a estrutura e os serviços de assistência da APS, pois, é uma das melhores estratégias para garantir o acesso de todos os usuários, possibilitando o atendimento da população de modo preventivo, integrado e contínuo”, finaliza a secretária.

A APS é responsável por manter as UBS e suas equipes de Saúde da Família trabalhando e cuidando da saúde da população.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here