As informações e orientações corretas sobre as medidas, procedimentos e atividades realizadas neste momento de pandemia mostram-se de extrema importância para a população, facilitando as ações de prevenção e o combate ao coronavírus e direcionando as formas de atuação e as medidas a serem tomadas. E manter esta linha de informação correta e contínua para se evitar a propagação da Covid-19, torna-se um grande desafio, que tem sido cumprido com muita garra e determinação pelos profissionais da Prefeitura de Porciúncula. 

A presença das equipes da Saúde, que atuam diretamente no atendimento ao coronavírus, permite identificar precocemente os casos, favorecendo o isolamento, a investigação dos casos suspeitos e a tomada de demais providências. A importância da comunicação rápida é fundamental nesse momento, para se saber a real situação do município, além de uma necessidade inata de ser saber trabalhar em equipe. 

Desde o início das medidas de enfrentamento contra o coronavírus em Porciúncula, os profissionais de saúde desenvolvem também o trabalho dos bastidores, como: manter contato com a Unidade Mista de Saúde, com o Centro de Triagem, laboratórios e as unidades básicas de Saúde (UBS) do município; desenvolver o boletim epidemiológico, realizar as atividades extra muro como a orientação e visita aos comércios, como os charques, Correios, supermercados, além de diversas outras ações.

De acordo com o enfermeiro Leandro de Oliveira Maximiano, que é coordenador da Equipe Sentinela, é preciso atender aos estabelecimentos para se levar a informação e a proteção a todos, de forma igualitária, sem distinção. “Na medida do possível, a gente tenta fazer todos os atendimentos e nos esforçamos muito para isso. Agora, com a flexibilização do comércio, é de suma importância o trabalho junto a Vigilância Sanitária, para nos auxiliar a combater a epidemia e levar assistência a quem necessita”. E ressalta: “é importante frisar que todo comércio tem se mostrado colaborativo e nos ajudado muito nesta batalha. Com a ajuda de todos venceremos”, disse Leandro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here