O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que as medidas restritivas contra o covid-19 podem ser revogadas até o fim de novembro. O planejamento é baseado no índice de adesão vacinal dos cariocas.

Segundo Soranz, hoje, a capital conta com mais de 99% dos adultos vacinados com a primeira dose, e cerca de 83% com as duas doses ou a dose única. Além disso, cerca de 500 mil pessoas já tomaram a dose de reforço.

“A gente está na 9ª semana epidemiológica com o número de casos e internações por covid-19 em queda. Hoje as internações pela doença correspondem a 2% do total na cidade no Rio, é uma queda muito expressiva […] isso se deve alta cobertura vacinal do carioca. No fim de novembro a gente finaliza a vacinação de todos os adultos da cidade do Rio e esperamos acabar com as medidas restritivas”, disse o secretário ao DIA.

Soranz também ressaltou que a campanha para que as pessoas voltem aos postos para tomar a segunda dose segue no município. Segundo ele, os cariocas têm procurado completar o esquema vacinal, retornando aos pontos de imunização. 

“O carioca tem uma alta adesão à segunda dose e à dose de reforço. A população toda deve se vacinar e isso nos dá esperança de voltar à normalidade depois desse período de pandemia”, explicou.

Ao ser questionado sobre os planejamentos para o Carnaval, Soranz disse que o município espera que o governo federal adote a obrigatoriedade do passaporte da vacina para turistas, principalmente aqueles que vêm ao Brasil de países com baixa cobertura vacinal.

Deixe uma resposta