Fundamental para o crescimento da economia fluminense, a agroindústria é um segmento do agronegócio que, além de agregar valor à produção mantendo as características originais, gera emprego e renda. Diante da importância do setor, o Governo do Estado dispõe de várias medidas de apoio. Uma delas é o Programa Prosperar, que oferece linha de crédito para que produtores rurais possam obter financiamento com juros baixos e investir em maquinário e nos demais insumos necessários para o crescimento do negócio.

Neste cenário, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio da empresa vinculada Emater-Rio, busca dar apoio em assistência técnica e extensão rural para o produtor interessado em legalizar sua agroindústria.

– Com o Programa Prosperar, o produtor pode contar com incentivo ampliando as oportunidades de negócio. Esse tipo de apoio financeiro possibilita que o homem do campo cresça e consiga novas oportunidades de trabalho, viabilizando melhores condições de vida e dignidade – destacou Marcelo Queiroz, secretário de Agricultura.

A agroindústria Queijaria Fazenda Boa Fé, do produtor rural Gilmar Carino, foi a primeira agroindústria legalizada no município de Santa Maria Madalena, na Região Serrana. Gilmar e a esposa, Claudia, são exemplos de produtores que acreditaram no sonho de levar seus produtos com qualidade e certificação à mesa de famílias fluminenses. O casal buscou orientações junto à Emater-Rio sobre a documentação necessária para legalizar a empresa, além de informações sobre os equipamentos mais indicados para o negócio.

– Meu principal objetivo era produzir e comercializar um produto dentro dos padrões sanitários, ambientais e trabalhistas, para que pudéssemos entrar no comércio formal de maneira legalizada. O Programa Prosperar nos ajudou na aquisição de maquinário para alavancar nossa produção – contou Gilmar Carino, produtor de queijos e outros laticínios.

A Emater-Rio tem papel fundamental na prestação de assistência técnica e orienta etapas de produção. Ela também auxilia produtores que querem legalizar suas empresas junto aos órgãos fiscalizadores para garantir a comercialização da produção.

 – O Prosperar financiou cerca de R$ 8 milhões para adequação desses empreendimentos, o que possibilitou a legalização sanitária e tributária de mais de 350 agroindústrias no estado. Além disso, o programa vem fomentando a integração dessa atividade nos circuitos de turismo rural – destacou Jairo Gomes da Silva, coordenador do Prosperar.

Principais benefícios do Prosperar

– Legislações sanitária e tributária adequadas à pequena agroindústria;
– Crédito para investimento e custeio;
– Inclusão dos produtos no mercado formal;
– Incentivos fiscais;
– Incentivo à organização de agroindústrias em rede;
– Capacitação de produtores em processamento e gestão do empreendimento;
– Inserção das propriedades nos circuitos de turismo rural.

Saiba como solicitar o empréstimo

Entre em contato por meio dos escritórios locais da Emater-Rio ou pelo seguinte e-mail: agrofundo.rio@gmail.com.

Deixe uma resposta