Para acompanhar e atender as demandas do município, a Prefeitura de Itaperuna, através da equipe do Gabinete de Crise, montada na sede da Secretaria de Defesa Civil, no bairro Aeroporto, mantém plantão durante 24 horas por dia.
A força tarefa entre as Secretarias de Defesa Civil, Saúde, Obras, Assistência Social, Educação, Agricultura e Meio Ambiente, deu início na madrugada de domingo. Já nas primeiras horas da manhã, as equipe da Obras estavam retirando lamas e entulhos de alguns trechos, além de colaborar com moradores que necessitavam de fazer mudança ou levantar seus móveis.

A equipe da Defesa Civil realizou rondas e alertou os moradores que residem em áreas de risco como as ribeirinhas e parte alta da cidade, que apresentam riscos de deslizamentos. Até o momento, 47 casas foram vistoriadas.

De acordo com o secretário da pasta, Aloisio Freitas Luz, o Major Luz, o Rio Muriaé receberá mais volume de água em suas cabeceiras, que são o Rio Glória e Rio Carangola, durante a madrugada de segunda-feira, o que aumentará ainda mais o nível da água atingindo outros pontos da cidade. Às 03h15, o nível do Rio Muriaé chegou a 5,05 cm.

“O nível da água está subindo muito rápido, por isso, orientamos aos moradores das áreas de risco que levantem seus móveis e procurem lugares seguros para ficar durante essa semana. Ainda vamos receber muita água. Precisamos prevenir a população”, disse Major.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, até o início da noite deste domingo foram realizados 45 atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social, os Cras, onde 106 pessoas de 47 casas foram afetadas pela enchente, fechando o dia com 40 desalojados, dois moradores da área urbana desabrigados, além de 12 pessoas desabrigadas no distrito de Retiro do Muriaé.

Os pontos da cidade interditados foram: Avenida Senador Sá Tinoco, a Beira Rio, Rua Maria Viana Sobral, na Cehab, um trecho da Rua Sete de Setembro, no Centro, trecho da Rua Bonifácio Alonso, próximo ao Corpo de Bombeiros, no Matadouro, início das Ruas Júlio César e 10 de Maio, próximas ao Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, no Centro e Rua General Osório, no Centro. Neste último ponto, o trânsito segue em sistema de Pare e Siga na parte de cima do asfalto.

Na área rural, de acordo com o subsecretário de Agricultura, Cláudio Nuss, o Bolinha, mais de 800 quilômetros de estradas vicinais foram prejudicadas por conta das chuvas e enchente. O município possui cerca 1.200 quilômetros de estrada rural. Algumas áreas mais afetadas são Itajara, Serrinha, Concórdia, Limeira, São Miguel, Avaí, entre outras.

O Pronto Socorro de Urgência, o PU, foi transferido para o prédio da antiga Maternidade Santa Terezinha, onde funcionou o Hospital da Covid, no Centro, onde terá atendimento ao público a partir desta segunda-feira, 10 de janeiro. Os atendimentos continuam normais na Unidade de Pronto Atendimento, na UPA durante 24 horas.

De acordo com a secretária da pasta, Adriana Levone, os atendimentos continuam em todos as Unidades Básicas de Saúde, inclusive com a aplicação das doses de vacina contra a Covid-19 e gripe.

Segundo o prefeito Alfredo Paulo Marques, o Alfredão, a equipe está unida e se esforçando para atender todas as demandas.
“Nossas equipes vão continuar de plantão durante 24 horas por dias até essa enchente passar. Não vamos descansar até que tudo se normalize. Qualquer pessoa que necessitar de ajuda, pode entrar em contato”, disse o prefeito, que acompanhou diversas visitas das equipes durante o dia.

Para entrar em contato com a Defesa Civil, envie uma mensagem para o WhatsApp (22)3824-6334.

Deixe uma resposta