Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde segue realizando importante trabalho no município, incluindo, ações nas UBS (Unidade Básica de Saúde) de bairros e distritos.

Na última semana, a equipe do Programa Saúde do Trabalhador (PST), juntamente com o apoio técnico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Noroeste Fluminense (CEREST-No) realizou uma ‘sala de espera’ na UBS Cehab. Naquela oportunidade, as equipes abordaram o tema “acidente doméstico com idosos”.

Os idosos são mais suscetíveis a acidentes domésticos devido a uma combinação de fatores, incluindo a diminuição da mobilidade, diminuição da força, problemas de equilíbrio e, em alguns casos, declínio cognitivo. Para ajudar a prevenir acidentes pessoais entre idosos, é importante que eles e seus cuidadores adotem uma série de precauções e medidas de segurança.

DICAS PARA PREVENIR ACIDENTES DOMÉSTICOS ENTRE IDOSOS

ILUMINAÇÃO ADEQUADA: certifique-se de que a casa esteja bem iluminada, especialmente em áreas de passagem e escadas. Lâmpadas mais resistentes, interruptor de luz de fácil acesso e iluminação noturna podem ser úteis.

ELIMINE OBSTÁCULOS: mantenha os corredores e áreas de circulação livres de obstáculos, como tapetes soltos, fios elétricos ou móveis.

BARRAS DE APOIO: Instale barras de apoio em áreas como o banheiro, para ajudar os idosos a manter o equilíbrio ao entrar e sair do chuveiro ou do vaso sanitário.

ANTIDERRAPANTES: coloque tapetes reforçados no banheiro e no chuveiro para evitar escorregões. Verifique se o piso está seco após o uso.

Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

DECOM – Itaperuna

Deixe uma resposta