O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou em sua rede social nesta sexta-feira, 17, uma nova cláusula no edital do concurso para a Polícia Militar. Segundo ele, foi eliminado o limite de 10% das vagas para mulheres. Com isso, ficou estabelecido que a classificação obedecerá o critério de notas, independentemente do sexo do candidato.
Castro informou ainda que foi contratada uma nova empresa para realizar a aplicação das provas objetivas e discursivas, após o concurso deste ano ter sido anulado devido a denúncias de fraude.
O novo processo seletivo para a PM tem quase 120 mil candidatos inscritos.
Em nota, o Governo do Estado informou que um acordo obtido pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu a continuidade do concurso seletivo para preencher duas mil vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Secretaria de Estado de Polícia Militar.
O concurso foi suspenso em outubro por medida cautelar do ministro do STF Cristiano Zanin, ao deferir Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR), contestando a cláusula do edital com limite de vagas para mulheres.
“Este acordo foi uma vitória que deve ser comemorada por toda a sociedade fluminense. A retomada do concurso para soldado da Polícia Militar é a garantia de que poderemos voltar ao ritmo planejado de recomposição do efetivo da Corporação. A cada ano, perto de mil policiais se afastam por aposentadoria, licença médica, invalidez, entre outros motivos. Portanto, a renovação dos quadros da Polícia Militar precisa ser permanente”, afirmou o governador.