Nesta sexta-feira, 12, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão – participou da solenidade oficial de inauguração do Laboratório de Análises de Solos e Foliar, no município itaperunense.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, a nova unidade terá capacidade de realizar até 200 análises de solo dos principais cultivos agrícolas do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo diretamente para o aumento da eficiência produtiva, resultados econômicos e adequada conservação e manejo dos solos.

Ainda segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, o projeto tem como objetivo, proporcionar a realização de análise e amostragem de solos, capacitar e aperfeiçoar técnicos para o manejo da fertilidade de terrenos das principais atividades agropecuárias. Com a inauguração da unidade, mais de 60 mil agricultores e pecuaristas serão beneficiados.

O prefeito Alfredão frisou a importância do município nesta parceria, com a doação do terreno. “Essa é uma importante vitória para o município de Itaperuna! E nós conseguimos contribuir com a realização desse projeto, através da doação do terreno. Escolhemos o melhor terreno e a melhor localização possível. Hoje o produtor rural não vai precisar ir longe, para buscar apoio técnico na análise do solo. Em nome do governador Cláudio Castro, agradeço a todos os envolvidos nesse projeto”, diz Alfredão.

A Secretaria de Estado de Agricultura, investiu R$ 3,5 milhões para a construção do novo centro, que tem como parceiros a Prefeitura de Itaperuna, a Embrapa Solos, Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e EMATER-Rio.

Ainda durante a solenidade, foi realizada visita técnica com a equipe do laboratório, além de produtores e autoridades presentes, quando todos puderam conhecer as novas instalações, além de modernos equipamentos que serão utilizados nas pesquisas.

Também participaram da inauguração Murillo Gouvea, deputado federal; Jair Bittencourt, deputado estadual; Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro-Rio; prefeitos e vereadores das regiões Norte e Noroeste Fluminense; demais autoridades e convidados.

LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE SOLOS E FOLIAR
O laboratório fica localizado no município de Itaperuna, localizado no Noroeste Fluminense. Com os resultados da análise de rotina de fertilidade do solo, o produtor poderá seguir uma correta recomendação técnica de adubação, evitar desequilíbrios nutricionais nos cultivos agrícolas e pastagens, evitar gastos com insumos desnecessários, minimizar danos ao meio ambiente, escolher adequadamente as variedades de plantas e capins mais adaptáveis a cada solo, entre outros benefícios. O envio de amostras de solos poderá ser feito presencialmente, pelos Correios ou por meio de parcerias com associações, cooperativas e prefeituras municipais.

Fonte: DECOM de Itaperuna, com informações da ASCOM – Agricultura

Deixe uma resposta